top of page

Resistência elétrica hora desejável,hora indesejável,contudo indispensável!


Resistência elétrica.

Definição física de resistência elétrica.

O movimento dos elétrons em uma estrutura é determinado por dois fatores principais, a força aplicada a eles e a oposição encontrada ao seu movimento.

Os elétrons ao percorrerem um condutor precisam atravessar moléculas ou átomos. Para isso enfrentam colisão com outros elétrons ou com seu próprio núcleo, Estes choques resultam em produção de calor o que explica o fenômeno de aquecimento que acompanha a passagem da corrente elétrica nos condutores . Como consequência destas colisões a velocidade dos elétrons sofre uma redução e um potencial mais elevado e necessário para manter a corrente no mesmo valor.Este fenômeno é chamado de resistência elétrica .

A corrente por sua vez é igual a tensão aplicada dividido pela resistência.

O fenômeno resistivo sempre vai existir ele é muito importante na integral das variáveis elétricas, pode ser aproveitado porem deve ser controlado para minimizar seus efeitos negativos.um dos efeitos negativos é a perda de energia que ocorre ao passar a corrente elétrica através de uma resistência.

A perda de energia é diretamente proporcional ao valor da resistência e ao quadrado da intensidade da corrente

Definição da resistência elétrica em um circuito.

A corrente elétrica que circula em circuito é determinada não apenas pela força aplicada (tensão elétrica) aos elétrons depende também das propriedades inerente ao circuito.

Se um fio de cobre for ligado em uma fonte de energia elétrica haverá uma circulação de corrente elétrica, porem havendo mau contato na conexão do fio em bora permaneça constante a tensão elétrica aplicada, a intensidade da corrente decrescerá gerando uma dissipação de calor no ponto onde a resistência é maior,ou seja no ponto mal conectado.

Outros fatores que podem contribuir para que surja fenômenos resistivos nos circuitos elétricos é o mau dimensionamento dos condutores, no que diz respeito a capacidade de condução de corrente e a secção do condutor em relação ao comprimento.

A resistência elétrica além de provocar a oposição da corrente no circuito proporciona a conversão de energia elétrica para energia térmica.

O fenômeno resistivo em um circuito deve ser reduzido ao máximo, exceto nos dispositivos que foram instalados para produzir energia térmica.

Formas práticas lei ohm.

Para podermos escrever uma formula que relacione varias quantidades,devemos,antes de tudo,representar essas quantidades ou grandezas por símbolos convenientes.

Na figura abaixo temos as representações das variáveis elétricas expressa pela a lei de Ohm onde R é a resistência elétrica(mediada em ohm) E diferença de potencial (medida em Volt) I intensidade da corrente (medida em Amperes.)

A plicando a lei de OHM temos:

1.Exemplos: uma fonte geradora gera em seus terminais 12 V, a ela é ligada uma carga de 6 A, calcule a resistência elétrica no circuito.


A resistência no condutor é 2 ohm.

2.Exemplo: considerando que um condutor de resistência conhecida(15 ohm) seja submetido a uma diferença de potencial também conhecida(60 V )

sendo assim é possível calcular o valor da intensidade da corrente.

Aplicando a lei de ohm temos:

Também é possível calcular a tensão quando conhecemos a corrente e a resistência.

3.exemplo:a resistência de um condutor vale 10 ohm e a intensidade da corrente que o atravessa é 2 A. Qual valor da diferença de potencial nas sua extremidades.

Com os exemplos é possível confirmarmos a seguinte afirmação.

A diferença de potencial existente entre as extremidade de um condutor é diretamente proporcional a intensidade da corrente que atravessa esse condutor, inversamente proporcional a resistência apresentada por este mesmo condutor.

Essa afirmação descreve a lei de ohm.

Ohm unidade pratica de resistência elétrica tem o nome de Georg Simon ohm (1787-1858) natural da Alemanha matemático que pelo ono de 1827 desenvolveu o princípio ora conhecido por lei de ohm.

Assista uma aula sobre associação de resistores com professor: Djivam.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page