top of page

Motores Elétricos, característica de temperatura e classe de isolação.


O motor de indução é uma máquina robusta de construção simples, sua vida útil elétrica depende quase que exclusivamente da isolação das suas bobinas.

A vida útil do isolamento das bobinas refere-se ao envelhecimento progressivo do isolamento não suportando mais a tensão aplicada ocasionando curto-circuito entres as bobinas.

É por esse motivo que os motores são classificados por nível de isolação, a classe de isolação do motor é definida pela máxima temperatura que o material isolante que o constrói pode suportar continuamente sem que seja afetada sua vida útil.

Conheça as classes de isolamento utilizada em maquinas elétricas e os limites de temperatura conforme a NBR 7094.

As classe mais comuns e mais utilizadas é a classe A e B

Classe Temperatura °C

Quando os motores são ligados em fontes senoidais (60HZ,50HZ) tradicionais a tendência é ter uma maior vida útil.

Para utilização deste motores com frequências acima das nominais requer maio atenção, atualmente o uso de inversores de frequência está sendo muito comum,quando há necessidade de controles de velocidade e elevação da frequência é necessário atentar para as características de isolação térmicas motor.

No dimensionamento do motor o requisito classe de isolação define muita coisa, por esse motivo é de extrema relevância atentarmos para a classe de isolação, este item vai ser decisivo no momento de decidirmos sobre os limites de operação da máquina que implica diretamente em toda preparação dos circuitos elétricos, proteção e etc.

Além da temperatura de trabalho em regime continuo temos também a temperatura de partida do motor que está ligado ao tempo de rotor bloqueado.

O que quer dizer o termo tempo de rotor bloqueado?

O tempo de rotor bloqueado é o tempo necessário para que o enrolamento do motor atinja a temperatura limite quando estar partindo, este tempo é definido considerando os valores de temperaturas nominais de serviço, e a temperatura ambiente máxima.

Temperatura limite de rotor bloqueado.

Estes conhecimentos é muito importante para diagnosticar defeito, dimensionar proteção em função dos limites da máquina.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page