top of page

REDIMENSIONAR OU RECONDICIONAR OS MOTORES ELÉTRICOS O QUE FAZER?


O Redimensionamento de Motores Elétricos proporciona a atualização do parque fabril com o diferencial de promover uma redução de consumo de energia ainda mais acentuado.

Motores superdimensionados, com mais potência do que o necessário, são muito comuns na indústria.

Um motor superdimensionado consome muito mais energia do que um motor com a potência correta porque trabalha em uma condição muito diferente daquela para a qual foi projetado, trabalhando em uma condição que é muito ineficiente. Se isto for somado ao fato de ser um motor de um nível de eficiência inferior, o desperdício é muito acentuado – um motor deve trabalhar utilizando entre 75 e 100% de sua potência para ter a melhor eficiência. É comum nos casos em que se faz a adequação de potência obter-se economias de até 14% no consumo de energia. Motores superdimensionados também operam com um fator de potência muito baixo e ingressam no pelotão dos causadores de multa nas faturas de energia exigindo investimento/ adequação das instalações para correção do fator de potência.

As causas de motores com sobra de potência são as mais variadas. Vão desde a falta de registro da instalação de um motor de maior potência em uma situação de urgência, sem correção posterior e que se perpetua. Em projetos antigos a ocorrência também é comum pela falta de recursos de dimensionamento adequados à época e também pelo “coeficiente de segurança” exagerado – situação que se repete mesmo em projetos recentes. Modificações de processo e produto também são uma causa forte, pois a condição original de projeto é alterada. Projetos antigos muitas vezes empregavam motores de grande potência para conseguirem partir cargas de alta inércia; após a partida operam com grande sobra – com os recursos atuais estas situações são contornadas por métodos de partida mais eficientes, como soft starter e inversor de frequência, permitindo utilizar motores de menor potência.

Um grande sintoma do desvio são os motores operando “frios”. O que é um encanto para as equipes de manutenção é na verdade um indicador de que há muita folga em sua operação, com todas as suas consequências descritas.

Reduzir a potência de um motor muitas vezes não requer nem modificações na base ou acoplamento, pois um mesmo tamanho de carcaça abrange mais de uma potência. Mas é uma atividade que deve ser realizada com critérios, assegurando-se de que as condições mais críticas do processo são avaliadas. Dependendo do tipo de equipamento que é acionado pelo motor, o acompanhamento de uma partida também pode ser necessário.

De qualquer forma, é uma grande oportunidade e deve ser explorada. Uma boa diretriz é investigar os motores que operam com uma corrente muito abaixo de sua corrente nominal.

Essas observações descritas no texto acima nos esclarece que temos grandes oportunidades de melhoria e ganhas no redimensionamento de motores,isso deixa claro que antes de reformarmos um motor é interessante fazermos uma avaliação de custo benefício e só então ver qual melhor coisa fazer .

A Weg motores disponibiliza para alguns modelos de motores de sua linha

( W22 Premium, W22 Super Premium, W22Xd Premium, W22 Quattro, W22 WELL, W22 Mining, W22 Wash) plano de troca que é muito interessante dê um click na figura para saber mais.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page